Lifestyle

Teremos vida após a quarentena? É tempo de recomeçar.

Teremos vida após a quarentena? É tempo de recomeçar.

Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começoMas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim. (Chico Xavier)

Sim, este é um texto sobre recomeçar. Todo mundo merece uma segunda chance. Ninguém é perfeito. E é preciso admitir isso. Se você pensando se teremos vida após a quarentena ou se sente improdutiva, está tudo bem.

A gente sabe que ficaremos mais tempo em casa. Inclusive, em outro texto do nosso blog, falamos sobre produtividade, quarentena e autocuidado. Vale muito a pena a leitura.

E a verdade é que a gente vai ter que lidar com essa nova realidade. A melhor forma de cuidar de quem a gente ama e das pessoas que estão ao nosso redor, nesse momento, é seguir em casa.

Isso não significa, por outro lado, que você precisa estar 100% do tempo feliz ou fazer 1001 coisas no seu dia. Está tudo bem se sentir mal. Está tudo bem não gostar da quarentena ou estar preocupada com as contas que não param de chegar.

Entretanto, a gente também pode fazer escolhas. Que tal, então, tirar algumas lições disso? Como diria Chico Xavier – e isso independe da sua religião -, a gente não consegue mudar o ontem, mas o que vamos fazer a partir de agora é uma escolha nossa.

Então pegue o seu café ou o seu chá, sente-se em um lugar confortável e vamos bater o nosso papo do dia! Afinal, é tempo de recomeçar!

O que fazer com tanto tempo?

como passar pela quarentena

Agora nós temos tempo de sobra e administrá-lo parece muito mais difícil do que quando tínhamos a nossa rotina agitada.

Se você passou a primeira parte da quarentena com mil planos e não conseguiu colocar em prática nem metade das coisas, eu preciso te dizer algo: está tudo bem. Não se cobre tanto e seja gentil com você mesma.

Raramente acertamos as coisas de primeira. Inclusive, as grandes realizações de nossas vidas vêm acompanhadas de repetidas tentativas e recomeços. Foi assim quando você aprendeu a andar de bicicleta, não foi? Ou então quando você começou a andar de carro. Ou a escrever. Ou a aprender uma língua. Ou qualquer outra coisa em que hoje você é boa.

Você já fracassou inúmeras vezes e isso foi necessário para que você, depois, tivesse sucesso. Isso faz parte da nossa rotina e do nosso aprendizado.

Não conseguir treinar todos os dias, manter uma dieta, ler 2 livros por semana ou fazer 50 cursos na quarentena não te torna alguém ruim ou pior do que quem consegue manter essa rotina.

Seja gentil com o seu tempo e ele será gentil com você. Vá aos poucos, um passo de cada vez. Não se preocupe com o amanhã porque vai ficar tudo bem. Nós teremos vida após a quarentena.

Talvez não exatamente como imaginávamos. Talvez a gente passe a valorizar mais o abraço que sentimos falta, o olhar do outro, o encontro com os amigos. Talvez a gente entenda que cuidar do outro é tão importante quanto cuidar da gente. Ou que há muita coisa superficial que a gente valoriza no nosso dia a dia e deixa o que é realmente importante de lado. Talvez a gente saia dessa quarentena apenas aprendendo a agradecer mais.

Que tal fazermos desse obstáculo uma oportunidade? Um recomeço?

Em vez de reclamar que estamos sozinhos, por que não ligar para um amigo distante?

E se a gente aproveitar todo esse tempo para se cuidar um pouco mais?

Quem sabe você não tira da gaveta aquele sonho antigo ou aquela atividade que você amava fazer e coloca isso em ação?

Já pensou em buscar notícias boas em vez de apenas ler sobre números ou matérias sensacionalistas? Isso fará toda a diferença no seu dia.

Utilize o seu tempo de uma forma mais gentil. Esse é o segredo.

Como reorganizar a vida na quarentena?

como criar uma rotina na quarentena

Ok, não há uma receita pronta ou resposta certa para essa pergunta. A verdade é que o que funciona para mim, talvez não funcione para você.

Isso não significa, entretanto, que você precisa desistir ou abandonar a ideia de recomeçar. Não! Não faça isso. É que, como uma amiga, eu preciso ser sempre sincera com você.

E eu realmente quero te ajudar. Por isso, não trago dicas fechadas ou um passo a passo para você mudar de vida. Também não trago a pílula da felicidade. A minha ideia aqui, hoje, é compartilhar algumas coisas que podem funcionar com você.

Assim como eu estou fazendo isso, gostaria muito de contar com a sua ajuda. Deixe nos comentários o que você tem feito na quarentena e que tem funcionado para você. Dessa forma, você pode ajudar outras mulheres, que ajudarão outras tantas mulheres e criaremos uma linda corrente do bem! Você topa?

Organize o que você sente e pensa.

como passar pela quarentena

Pare um pouco, respire, fique em silêncio por alguns minutos. Pegue, então, um papel e uma caneta e anote tudo o que vem em sua mente.

Esse é um exercício bem legal. Sabe quando você começa a organizar a sua casa e deixar nela só aquilo que você gosta? Então, é mais ou menos isso o que você vai fazer com a sua mente.

Mas, para que a gente decida o que vai e o que fica, é preciso entender, primeiro o que você tem. Por isso anotar é tão importante.

Isso fará com que você reflita sobre seus pensamentos e sentimentos. O que você pode deixar de lado? O que você quer guardar e carregar consigo? Pense nisso!

Lembre-se que a gente não tem controle sobre tudo. Preocupe-se apenas com as coisas que estão sob o seu controle. Invista sua energia em coisas que você pode mudar. Isso gera menos desgaste, preocupação e frustração.

Deixe o passado para trás.

Não fique pensando no ontem ou em tudo o que você poderia ter feito no primeiro período da quarentena, por exemplo.

O que está feito, está feito. Ficou uma lição, sem dúvidas. Tente não ficar remoendo o que já passou e as coisas que você não tem mais como mudar.

Veja isso como uma experiência. O que você passou te deixará mais atento para não repetir o que aconteceu no presente.

Tente se aproximar da felicidade ao longo do dia.

como lidar com a quarentena

Ok, eu sei que é muito difícil – quase impossível – ser feliz 100% do seu dia. E eu sei também que, às vezes, acontecem coisas ruins ao longo das horas. E aí cabe a você interpretar como quiser:

Você teve minutos ruins que estragaram um dia feliz ou você teve um dia feliz com alguns minutos ruins? Pense nisso!

Ao longo do dia, faça pelo menos uma coisa que te aproxime da felicidade: ligue para um amigo, coloque sua música favorita, prepare aquele almoço especial, brinque com o seu pet. Saia um pouco do “piloto automático”.

Que tal comprar uma lingerie linda e confortável para se sentir ainda mais incrível em casa? Veja as opções aqui.

Não abra mão de tudo.

Você quer recomeçar, certo? E a melhor forma de fazer isso não é, definitivamente, zerar tudo o que você sente, tem ou viveu.

Certamente, durante a sua vida, você descobriu coisas que dão certo para você, não é mesmo? Então utilize-as a seu favor.

A ideia de recomeçar é melhorar. Por isso, você não precisa renunciar aquilo que já acertou. Mude apenas o que não funciona, o que não te faz bem e o que não dá muito certo para você.

autocuidado na quarentena

Teremos vida após a quarentena: nós vamos, juntas, superar isso.

saúde mental na quarentena

Tenha uma certeza: nós vamos superar isso!

Pode ser que demore mais um mês, mas isso vai passar, é temporário!

Aproveite esse tempo para cuidar de você, se (re)conhecer e se (re)descobrir.

É uma fase ruim, eu sei. Uma fase de incertezas, medos e solitária. Mas não precisa ser o tempo todo assim. Pode ser uma fase de mais certezas sobre você mesma, mais segurança sobre quem você é e o que quer e, sobretudo, solitude, amor próprio e autoaceitação.

Nós, juntas, vamos sair dessa!

Um abraço virtual e até a próxima.

 

Comentários

Receba nossas Ofertas e Novidades